quinta-feira, 4 de junho de 2009

Você é responsável





As pessoas freqüentemente fazem com que eu me sinta estúpido, como posso mudar isso?
A mente comum sempre joga a responsabilidade em alguém.
É sempre o outro que está fazendo você sofrer.
A sua esposa está fazendo você sofrer, o seu marido está fazendo você sofrer, os seus pais estão fazendo você sofrer, os seus filhos estão fazendo você sofrer, ou o sistema financeiro da sociedade, capitalismo, comunismo, fascismo, a ideologia política predominante, a estrutura social, ou o destino, carma, Deus… dê o nome que preferir!
As pessoas possuem milhões de maneiras de se esquivar da responsabilidade.
Mas no momento que você diz que outra pessoa - X, Y, Z - está fazendo você sofrer, então você não pode fazer nada para mudar isso. O que poderia fazer?
Quando a sociedade muda, e o comunismo chega e há um mundo sem classes, então todo mundo será feliz. Antes disso, não é possível.
Como você pode ser feliz em uma sociedade que é pobre?
E como você pode ser feliz em uma sociedade que é dominada pelos capitalistas?
Como você pode ser feliz em uma sociedade que é burocrática?
Como você pode ser feliz em uma sociedade que não permite a sua liberdade?
Desculpas e desculpas e desculpas - desculpas somente para evitar uma única ideia que é “Eu sou responsável por mim.
Ninguém mais é responsável por mim; é completa e totalmente minha responsabilidade.
Seja o que for que eu seja, sou minha própria criação.”
Este é o significado do sutra.
Dirija toda a culpa para um
E este um é você.

Uma vez que essa ideia seja compreendida:
“Eu sou responsável pela minha vida - por todo o meu sofrimento, pela minha dor, por tudo que aconteceu comigo e que está acontecendo - eu escolhi dessa maneira; estas são as sementes que eu plantei e que agora estou colhendo os frutos; eu sou responsável - uma vez que esta ideia se torne uma compreensão natural para você, então tudo o mais é simples. Então a vida começa a tomar um novo rumo, começa a se mover para uma nova dimensão. Essa dimensão é conversão, revolução, mutação - por que uma vez que eu saiba que sou responsável, eu também sei que posso me desprender daquilo a qualquer momento que eu decidir. Ninguém pode me impedir de me desprender do sofrimento. Alguém pode impedir você de abandonar a sua miséria, de transformar a sua miséria em felicidade? Ninguém.
Mesmo que você esteja na cadeia, acorrentado, aprisionado, ninguém pode aprisionar VOCÊ; a sua alma continua livre. É claro que você está em uma situação bem limitadora, mas mesmo nesta situação limitadora, você pode cantar uma música. Você pode tanto chorar lágrimas de desamparo, ou pode cantar uma canção. Mesmo com correntes nos seus pés você pode dançar; então até mesmo o som das correntes irá adicionar melodia a isso.

Próximo sutra: Seja grato a todos.
Atisha é realmente muito muito científico. Primeiro ele diz: Tome responsabilidade total por si mesmo. Em segundo ele diz: Seja grato a todos. Agora que ninguém é responsável pela sua miséria a não ser você - se a miséria é toda coisa sua, então o que sobra?
Seja grato a todos.

Por que todo mundo está criando um espaço para você ser transformado - mesmo aqueles que pensam que estão obstruindo você, mesmo esses que você pensa que são inimigos. Os seus amigos, os seus inimigos, boas e más pessoas, circunstâncias favoráveis, circunstâncias desfavoráveis - todos juntos estão criando o contexto em que você pode ser tranformado e se tornar um Buda. Seja grato a todos - àqueles que ajudaram, àqueles que atrapalharam, àqueles que foram indiferentes. Seja grato a todos, pois todos juntos estão criando o contexto em que Budas são criados, em que você pode se tornar um Buda.
OSHO

Nenhum comentário: